Pular para conteúdo

Projetos#

Projetos em andamento#

  • Gestão de dados de pesquisa FAIR: uma proposta de modelo para aceleração das pesquisas científicas no estado do Rio de Janeiro (2022 - Atual)

Descrição: A pesquisa, contextualiza-se no âmbito das discussões contemporâneas sobre gestão de dados de pesquisa, considerando esses dados como insumos relevantes para a aceleração do progresso das pesquisas no Estado do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto de que dados de pesquisa precisam de infraestruturas gerenciais e tecnológicas sustentáveis de curadoria para que eles se tornem encontráveis, acessíveis, interoperáveis e assim aumentem seu potencial de reutilização, ou seja, se alinhem aos princípios FAIR. Essas infraestruturas, servem como elemento agregador entre pesquisadores-geradores e consumidores de dados, agências de fomento e editores científicos, se constituindo um ferramental fundamental para a aceleração do desenvolvimento científico, integrando-se objetivamente às políticas fluminenses de inovação.

  • CURADORIA DIGITAL DE DADOS DE PESQUISA: ESTUDO E ALINHAMENTO DE SEU CICLO COM O CICLO DE VIDA DA PESQUISA CIENTÍFICA (2021 - Atual)

Descrição: Parte considerável dos dados gerados pelas pesquisas atualmente se encontra invisível pela ausência de compartilhamentos, sendo perdidos pela obsolescência tecnológica e pela falta de tratamento e com isso tendo o seu potencial de reuso e contribuição para novas pesquisas perdidos. Considerando que o potencial de reuso dos dados está fortemente relacionado à adoção de melhores práticas na gestão e na curadoria e que essas práticas devem estar alinhadas com os processos de execução da pesquisa científica, o presente projeto pretende investigar, a partir da interlocução entre teorias que fundamentam a Ciência da Informação e a Organização do Conhecimento, as fases que envolvem o ciclo da pesquisa científica, buscando integra-las às fases da curadoria digital de dados de pesquisa.

  • Infraestrutura de Apoio à Gestão e Preservação do Conhecimento Nuclear Brasileiro (2019 - Atual)

Descrição: O crescente interesse pelos dados coletados ou gerados pelas atividades de pesquisa na última década por toda a sociedade e não só pelos segmentos acadêmicos e científicos criou uma demanda por estruturas organizacionais, tecnológicas e por capital humano que pudessem dar conta da gestão, sustentabilidade e utilização ampla desses novos ativos informacionais. Em razão disso, a área Nuclear enquanto grande produtora e consumidora em potencial de dados de pesquisa nucleares necessita de infraestruturas voltadas para a preservação desses dados, tornando-os parte integrante da memória científica da área e insumos para novas pesquisas. O presente projeto se coloca diante desse grande desafio que é gerenciar o conhecimento Nuclear, atualmente formado em boa parte por dados nascidos em formatos digitais. Assim, o presente projeto tem por objetivo a construção de uma plataforma para preservação do conhecimento nuclear brasileiro.

  • CURADORIA, GESTÃO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS DE PESQUISA: UM CAMINHO EM DIREÇÃO À GESTÃO DO CONHECIMENTO NUCLEAR (2019 - Atual)

Descrição: A pesquisa científica contemporânea produz e utiliza uma quantidade extraordinária de dados. Esse fato caracteriza o conceito emergente de e-Science. Neste contexto, grande parte dos resultados das atividades de pesquisa está sendo criada em formatos digitais. Embora de grande valor, esses dados estão sob o risco de serem perdidos pela obsolescência tecnológica e pela fragilidade inerente das mídias digitais. Dessa forma, o desafio da curadoria digital de dados científicos está na necessidade de preservar as coleções de dados digitais, bem como na sua capacidade de transmitir conhecimento para usuários futuros, permitindo-os reanalisar os dados em novos contextos.

  • REVELANDO O LADO INVISÍVEL DA PESQUISA CIENTÍFICA: ESTUDO SOBRE OS OBSTÁCULOS NO ACESSO, COMPARTILHAMENTO (2019 - Atual)

Projetos encerrados#

  • REPOSITÓRIO DIGITAL CONFIÁVEL PARA DADOS DE PESQUISA NUCLEAR (2017 - 2019)

Descrição: Os Institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), enquanto unidades de pesquisa, estão voltados para a pesquisa científica e tecnológica, para o ensino em nível de pós-graduação e para a inovação no domínio interdisciplinar das ciências nucleares. Como desdobramento de suas atividades acadêmicas e de pesquisa e desenvolvimento, esses institutos produzem intensamente informações e dados de pesquisa em formatos digitais. Esses recursos informacionais são parte da memória institucional da CNEN e se configuram como parte considerável do conhecimento produzido na área Nuclear. Esse conhecimento é explicitado em forma de relatórios, teses e dissertações, artigos, multimídia, apresentações, aulas, programas de computador, simulações, ambientes virtuais e coleções de dados, que estão registrados nos mais diversos formatos e mídias.

  • UM CRIS PARA A ÁREA NUCLEAR (2017 - 2017)

Descrição: A crescente complexidade das atividades de pesquisa, a imensa geração de dados e informações e a necessidade de gerenciar processos propiciaram o surgimento infraestruturas tecnológicas com vistas ao tratamento e à recuperação dessas informações. Essas infraestruturas vêm sendo criadas não apenas para o armazenamento de dados, mas principalmente para gerenciar os processos e as etapas das atividades de pesquisa. Os benefícios são vistos não apenas pelos pesquisadores, mas pelos gestores, pelas agências de fomento, pelas empresas, bem como pelo público em geral. Essas infraestruturas permitem a contextualização das atividades científicas, otimizam os fluxos de trabalho, tornando a produção mais transparente, além de padronizá-las e permitir sua avaliação e reavaliação para o bom andamento das pesquisas, bem como para o reuso de dados e para a viabilização de novas descobertas.

  • Modelo de política de curadoria de dados de pesquisa para o país (2016 - 2019)

Descrição: A gestão de dados de pesquisa é considerada essencial para condução da pesquisa científica no século XXI, mas os dados só podem ser gerenciados e preservados ao longo do tempo e do espaço por meio de compromissos institucionais sustentáveis. O projeto tem como objetivo principal apresentar uma análise multifacetada dos elementos necessários para a definição de um modelo de curadoria digital para o país que considere os aspectos políticos, infraestrutura organizacional e tecnológica, pesquisa em curadoria digital, desenvolvimento de coleções de dados de pesquisa, formação de especialistas, sustentabilidade econômica, implicações sociais, éticas e legais e oferecimento de serviços. Será tomado como principal recurso metodológico o exame dos relatórios nacionais, regionais e internacionais sobre políticas de gestão de dados de pesquisa; desse universo, três relatórios foram considerados fundamentais no endereçamento de questões de curadoria de dados de pesquisa: os relatórios da National Science Fundation (NFS), do Digital Data Curation (DDC) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).